Sinopses

SINOPSES

* O extraordinário:
Sinopse:“O livro conta a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e por consequência possui uma severa deformidade facial. Sem nunca ter frequentado uma escola, devido às diversas cirurgias que fez no rosto, sua mãe lhe ensinava o que podia em casa até que ela e seu pai decidem que é hora de mudar. Após muita resistência, e sabendo do desafio que irá enfrentar, August começa a cursar o 5º ano do ensino fundamental na escola Beecher Prep. Lá ele terá que enfrentar piadas e perguntas cruéis, olhares curiosos, e provar para todos que, apesar da aparência incomum, é um garoto igual a todos os outros. Sendo o primeiro livro lançado da escritora R. J Palacio, Extraordinário é narrado em primeira pessoa, e possui uma linguagem simples que reflete exatamente a idade do personagem. Possuindo uma relação admirável com os pais, a irmã e os amigos Summer e Jack Will, August é um garoto consciente, compreensível, e com o decorrer do livro só fica cada vez mais maduro, e o leitor mais apaixonado por ele. Extraordinário nos faz repensar nossos conceitos e é um enorme pedido por mais gentileza e amor ao próximo.”

*Diálogos Impossíveis
Sinopse: O título Diálogos Impossíveis é completamente autoexplicativo: são crônicas com diálogos que você nunca imaginou, nem viu em nenhum outro lugar, como: uma mulher adulta que recebe conselhos de seu ursinho de pelúcia e convence o marido a aceitá-los também; um padre que, na hora de oficiar um casamento, decide aconselhar os noivos a pensarem melhor no que estão prestes a fazer; um homem que foi convidado a cantar “aquela música” no velório de um amigo, mas ele não se lembra direito do amigo, nem da tal música; um entrevistador que parece o Chaves lendo a carta do Professor Girafales para a Dona Florinda; Isto para citar só alguns exemplos do que recheia as deliciosas páginas deste livro. Ele é curtinho, rápido de ler, as crônicas são divertidas, surreais, algumas engraçadas.

* Cinquenta tons de cinza
Sinopse: O livro conta a história de Anastasia Steele, uma jovem e ingênua estudante de literatura que aos 21 anos nunca teve um namorado. Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente desastrada. Ela mora com a amiga autoritária Katherine Kavanagh – ou simplesmente Kate –, que estuda jornalismo. Kate consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize em seu lugar. Ana corresponde ao pedido de Kate e nem imagina os rumos que sua vida iria tomar após aquele dia. Quando Ana e Christian se conhecem, logo sentem uma forte atração um pelo outro. Apesar de sua inexperiência, Ana parece decidida a encarar um relacionamento e se entregar ao amor. Christian, por sua vez, é um homem com preferências estranhas e isso faz Ana hesitar em um primeiro momento. Não demora muito para que eles embarquem num intenso e sensual caso de amor. Ana ignora completamente os conselhos de sua amiga Kate e se deixa seduzir pelo homem que, para ela, é sinônimo de perfeição. Ela descobre mais sobre seus próprios desejos e se choca ao descobrir também que por trás daquele homem de sucesso existe um passado misterioso e segredos obscuros. Anastasia Steele é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey. Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey. 

* Senhora
Sinopse: Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.
Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. 
A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.

* IT: a coisa
Sinopse: Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite especial por inocentes crianças. Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir novamente suas forças. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Apenas eles podem vencer o poder maléfico da Coisa. 

* Água para elefantes - Sara Gruen
Sinopse: Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.Água para Elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

*Se eu ficar
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

*Diário de um Banana
Sinopse: Se julgarmos o livro pela capa, vamos errar; e se, ao folhear o livro pensarmos “esse livro é para criancinhas, não é para mim!", vamos errar novamente! Precisamos ter uma oportunidade de lê-lo, para mudarmos completamente a nossa opinião. Greg Heffley acaba de entrar para o Ensino Fundamental, que ele diz ser a pior coisa já inventada. Logo no início do livro, ele explica o motivo de ter um livro de memórias (isso mesmo, não é um “diário”), na verdade, são dois os motivos e, um deles já é motivo de várias risadas, algo que ocorre bastante durante a leitura do livro. Não há uma história principal. Greg conta o seu dia-a-dia de maneira engraçada, podendo perceber que ele é um garoto bem azarado, ou que, vive se metendo em encrencas. Os desenhos (por isso, “um romance em quadrinhos”) que são feitos por Greg durante todo o livro, representando as suas situações, dão um ar mais engraçado a leitura. O livro, mostra algumas realidades; o fato de ter um irmão mais novo, que recebe toda a atenção dos pais e, de ter um irmão mais velho, que gosta de zoar o outro irmão. Pra quem quer uma leitura rápida, descontraída, gostosa e sem compromisso, é uma boa pedida!Greg Heffley acaba de entrar para o Ensino Fundamental, que ele diz ser a pior coisa já inventada. Logo no início do livro, ele explica o motivo de ter um livro de memórias (isso mesmo, não é um “diário”), na verdade, são dois os motivos e, um deles já é motivo de várias risadas, algo que ocorre bastante durante a leitura do livro. Não há uma história principal. Greg conta o seu dia-a-dia de maneira engraçada, podendo perceber que ele é um garoto bem azarado, ou que, vive se metendo em encrencas. Os desenhos (por isso, “um romance em quadrinhos”) que são feitos por Greg durante todo o livro, representando as suas situações, dão um ar mais engraçado a leitura. O livro, mostra algumas realidades; o fato de ter um irmão mais novo, que recebe toda a atenção dos pais e, de ter um irmão mais velho, que gosta de zoar o outro irmão. Pra quem quer uma leitura rápida, descontraída, gostosa e sem compromisso, é uma boa pedida!

* Para Sempre
Sinopse: O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

*O lado bom da vida - Matthew Quick
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

* Querido John - Nicholas Sparks
Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em famí­lia e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar í quela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

*O caçador de pipas - Khaled Hosseini
Sinopse: O livro cita e traz referências aos já supracitados Tolkien, J.M.Barrie, Mark Twain e Robert-Louis Stevenson. Mas também há Rudyard Kipling, Homero, Shakespeare, T.H.White, C.S.Lewis, Oscar Wilde, Lewis Carroll etc. Além dos capítulos serem introduzidas com trechos das mais variadas obras, (O Senhor dos Anéis, Peter Pan, As aventuras de Tom Sawyer, O único e eterno rei etc) a trama gira em torno do poder dos livros e da literatura. E o mais interessante: sem ser didático. Afinal, o livro parece ter o objetivo de conduzir jovens leitores para outros livros, não para as salas de cinema.

*Para Sempre
Sinopse: A Vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam Mudou Completamente no dia 24 de Novembro de 1993, Dois Meses apos o Seu Casamento, quando a traseira do Seu Carro FOI atingida em Alta VELOCIDADE. Um ferimento serio na Cabeça deixou Krickitt em coma POR VARIAS Semanas. Quando Finalmente despertou, parte da SUA Memória estava Comprometida: Não conseguia se lembrar de Seu Marido. Ela Não Fazia a Menor ideia de QUEM ELE era. Essencialmente, a "Krickitt" com QUEM Kim havia se casado Morreu no Acidente, e naquele Momento ELE precisava reconquistar A Mulher Que amava. Para Sempre - A História Que inspirou O Filme!

* Um porto seguro
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio. 

* Um conto do destino
Sinopse: Um Conto do Destino - Acredite em milagres - Mark Helprin. É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, "Um Conto do Destino" nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica da beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela.

* Como eu era antes de você - Jojo Moyes
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.


* Querido John
Sinopse: O jovem indomado John Tyree ingressa nas Forças Armadas, depois de uma longa e difícil convivência com o taciturno pai. Aliviado por sair de casa, ele vê o mundo se desdobrar diante de si, com milhares de novas perspectivas, antes ausentes de sua existência. Ao aproveitar sua primeira licença em visita ao pai, em Wilmington, ele conhece Savannah Lynn Curtis, depois de um incidente com sua bolsa, a qual ele resgata e, depois de posar como herói, é convidado pela garota a se juntar ao seu grupo de amigos, em um churrasco. Um vínculo instantâneo se estabelece entre ambos e eles não conseguem mais ficar distantes um do outro. Mas o tempo passa e, apesar de acreditar ter encontrado a mulher de sua vida, John é obrigado a retornar para o Exército, após duas semanas de intenso relacionamento afetivo. Savannah promete esperar sua volta, depois do término das obrigações com as Forças Armadas. O que os dois amantes não podem imaginar é que um único dia e os terríveis eventos que ele testemunha, o fatídico 11 de setembro, quando os Estados Unidos sofrem um inesquecível atentado terrorista, mudará tudo também em suas vidas. Entre o que sente pela mulher amada e as dívidas que assume, a partir de então, com seu país, John é obrigado a fazer uma escolha que pode abalar definitivamente seu relacionamento com Savannah. O jovem se alista por mais dois anos e o intercâmbio de cartas entre ele e a amada vai adquirindo uma tonalidade menos apaixonada, e as mensagens vão se espaçando, o que pode levar ambos a crer que a conexão entre eles não é intensa o suficiente para transcender o tempo e o espaço e mantê-los unidos. Ao contrário das histórias de amor tradicionais, John e Savannah não são exatamente almas gêmeas, o que não os impede de constituir uma dupla admirável. Com o tempo, porém, as distinções entre eles ganham força, impulsionadas pela distância. O enredo atinge o ápice quando ele, o jovem rebelde e às vezes rude, recebe uma carta definitiva da garota espontânea e cheia de sonhos. Esta última mensagem pode mudar tudo entre eles. Não é difícil para o leitor, nesse entremeio, se identificar com alguns dos personagens. Nicholas Sparks reside hoje na Carolina do Norte com a esposa e cinco filhos, depois de atravessar sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia. Seu primeiro livro, O Diário de Uma Paixão, também transformado em filme, transformou-se logo em sucesso de público. Seu padrão de romance ideal é o clássico Casablanca, de Michael Curtiz. Querido John, no cinema, é protagonizado por Channing Tatum e Amanda Seyfried.

* A Pequena Vendedora de fósforos - Hans Christian Andersen
Sinopse: É um livro curto, de fácil leitura, cuja história seja do interesse de todas as pessoas, que gostam de leitura de livros instrutivos ou recreativos. Ele conta a história de uma menina vendedora de fósforos, numa das situações conflitantes de sua vida. A história se passa no último dia do ano. Portanto, nas vésperas do Ano Novo. Dia em que das casas saem vapores indicando apetitosos assados dos fornos fumegantes. O autor não se refere o ano em que se passa a história. Portanto, trata-se de um ano qualquer, como se fosse ainda deste ano, cujo Ano Novo virá logo após o alegre e festejado dia 31 de dezembro. Notamos que a intenção do autor era ressaltar que nem todos os povos têm a felicidade de comemorar o último dia do ano com festividades. Porque nem todas as pessoas conseguem juntar dinheiro durante o ano inteiro para gastar nas festas de Natal e Ano Novo. A menina da história se enquadra nesse padrão de vida. Ou seja, no padrão das pessoas pobres demais, que ficam distantes das comemorações de fim de ano. 

* O caçador de pipas
Sinopse: O livro narra a história de dois amigos: Amir Jan e Hassan. Desde que nasceram, eram amigos inseparáveis. Hassan é filho dos empregados do Pai de Amir. É um menino simples, carinhoso, generoso e muito alegre. Sempre foi tratada com muito carinho na casa de Amir, principalmente por seu pai – O que sempre deixou Amir com ciúmes – . Já Amir era um garoto mimado, egocêntrico, egoísta e rico. Apesar das diferenças, Hassan nunca foi tratado com desprezo. Os dois amigos viviam soltando Pipa pelas redondezas de Jerusalém, perto da casa de Amir. Os pais de Hassan, empregados de muita confiança e longos anos trabalhando na casa do Pai de Amir, moravam junto com Hassan numa casinha ao lado, bem simples. Hassan tinha facilidade em ir atrás das Pipas que caíam em Jerusalém de crianças vizinhas e sempre ia atrás delas e voltava sempre com uma. Se sentia um verdadeiro caçador. Um verdadeiro caçador de Pipas.

* A culpa é das estrelas - John Green
Sinopse : A Culpa é das Estrelas - John Green A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

* A DROGA DA OBEDIÊNCIA - PEDRO BANDEIRA
Sinopse: Os Karas são um grupo de amigos que estudam no colégio Elite. Eles participam de várias aventuras de suspense em que precisam desvendar alguns crimes. Em A Droga da Obediência, o grupo de jovens detetives desmantela uma intrincada rede de sequestros ocorridos em São Paulo. Reúnem-se em seu esconderijo secreto, no vasto forro do imenso colégio Elite, e lá fazem um plano para libertar um dos amigos. Chegam a uma organização criminosa, que deseja, manipulando fórmulas químicas, controlar a dor da humanidade e, assim, a duração e a qualidade da vida humana. O responsável é o Dr. Q.I., um tresloucado cientista que usa os estudantes para testar suas teorias extravagantes e para dominar toda a humanidade. Na sociedade almejada pelo Dr. Q.I., não há lugar para qualquer desobediência nem para a revolta. Os Karas lutam contra essa cultura de submissão e de aceitação passiva de uma sociedade controlada por um poder absoluto. O propósito do autor é chamar a atenção pela coragem de seus personagens jovens e tentar mostrar que na adolescência que começa o uso de drogas.

* A garota da capa vermelha

Sinopse: Valerie é uma jovem prometida pela família a Henry Lazar, um próspero e assediado integrante da aldeia de Daggorhorn, mas é perdidamente apaixonada por Peter, seu amigo de infância; eles cresceram juntos, compartilhando as mesmas artes praticadas pelas crianças. Em um determinado momento, o garoto é obrigado por um penoso evento a deixar sua terra natal sem poder dizer adeus a sua amiga fiel. Por sua vez, a protagonista teve sua meninice afetada por um fato incomum; ela teve logo cedo um inusitado contato com o Lobo, movida por seu incessante desejo de conhecer e descobrir coisas novas. Naquela época ele não tirou sua vida, mas deixou impresso na garota um sinal que definiria inevitavelmente seu futuro. Toda a comunidade local tinha conhecimento deste encontro, embora ninguém tivesse testemunhado o estranho acontecimento. Assombrada pelas constantes ameaças do Lobo, a população realiza mensalmente um sacrifício ao animal para garantir sua paz. Ao longo de vinte anos este acordo é mantido, mas agora a fera volta a fazer uma vítima, justamente a irmã de Valerie. Quando a jovem é morta, Valerie e Peter estão tentando fugir da aldeia, pois quando ele retorna ao vilarejo sua amada está comprometida com outro homem. Mas com a volta do Lobo, o qual transita pela negra escuridão que envolve a floresta em torno da aldeia, tudo muda; eles não podem mais partir. Várias vítimas se sucedem e um profissional é contratado para trazer uma solução aos habitantes da vila. Sua conclusão, porém, deixa todos perplexos e aterrorizados, pois tudo indica que o Lobo é um dos aldeões. É quando crescem as suspeitas de Valerie. A partir de então a relação entre a protagonista e Peter se torna mais melancólica; o enredo flui em um fôlego só até o final, que no livro permanece em aberto; apesar disso, a complexidade das relações entre os personagens e os eventos chocantes vivenciados por eles valem a leitura desta trama que prende o leitor do início ao fim. (Por Ana Lucia Santana) 

*Marley e Eu - John Grogan
Sinopse: John e Jenny tinham acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa, sem nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto. Ele estava lá quando os bebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley 'fechou' uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quase enlouquecendo. Assim, eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.

* As aventuras de Pi
Sinopse: Uma família de um dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia, decide se mudar para o Canadá, viajando a bordo de um imenso cargueiro. Quando o navio naufraga, Pi, o jovem filho, consegue sobreviver em um barco salva-vidas. Perdido em meio ao oceano Pacífico, ele precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre-de-bengala chamado Richard Parker. Ele fica quase 1 ano a deriva no barco. É uma história de sobrevivência com apelo religioso, visto que Pi pratica o hinduísmo (origem), cristianismo e islamismo. O livro possui dois narradores: Um é Pi que em primeira pessoa relata sua vida e os 227 dias que passou em um bote salva-vidas no Oceano Pacífico na companhia de Richard Parker, um tigre-de-bengala. O outro narrador é o “Escritor” do livro, um personagem anônimo que vai atrás de Pi já adulto para conhecer os detalhes de sua incrível história e em terceira pessoa faz comentários sobre ele.

* O diário de Anne Frank
Sinopse: Foi composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial. Ela tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo com sua família e outros judeus, companheiros da mesma sina, ocultos em Amsterdam, na Holanda, na época em que este país foi invadido pelos nazistas alemães. Em palavras singelas e de fácil entendimento, a garota narra a rotina desta pequena comunidade durante o período em que seus integrantes permaneceram refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara, para onde o grupo se dirige ao tomar conhecimento do destino que lhes estaria reservado se fossem capturados pelas forças da Alemanha. Neste recanto abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais. A autora deste diário registra a vivência destas pessoas sob a ameaça constante da morte e sua visão pessoal sobre este terrível confronto bélico.
Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado. Ela inscreve em seus escritos tudo o que se passa no cotidiano dos fugitivos, inclusive sua notória predileção pelo pai, que considerava amoroso e nobre, ao contrário da mãe, com quem a menina estava sempre em confronto.
Depois de tempos difíceis, oficiais da Gestapo descobrem o esconderijo, em 4 de agosto de 1944, prendem os refugiados e os conduzem para diversos campos de concentração. Neste mesmo dia o pai, Otto Heinrich Frank, recebe o diário da filha e, como é o único remanescente do período transcorrido como prisioneiro, luta pela publicação de seus textos, realizando finalmente o sonho de Anne. Com o auxílio da escritora Mirjam Pressler, ele alcança o seu objetivo e lança o diário em 1947. Nessa versão aparecem muitos trechos que foram censurados pelo próprio pai, que tinha consciência do quanto seria controvertido, nesta época, divulgar os conflitos entre mãe e filha, bem como revelar aspectos da sexualidade emergente de Anne, ou seja, essa versão é o diário publicado integralmente. Anne morreu em pleno campo de concentração, em Bergen-Belsen, em fins de fevereiro de 1945. O Diário original está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os direitos autorais da obra de Anne estão reservados ao Fundo Anne Frank, localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank faleceu em 1980.

* O menino do pijama listrado - John Boyne
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.O livro de John Boyne mostra os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da Alemanha. E é através do olhar de uma inocente criança que nada sabe sobre os confrontos e os nazistas que a história é contada.Bruno de 9 anos, é o menino que não entende sua repentina partida de Berlim, cidade bela e muito aconchegante, e a única coisa que sabe é que essa mudança está ligada ao grande trabalho de seu pai.Na verdade, o pai de Bruno é um oficial Alemão Nazista da alta hierarquia, subordinado a Hitler, e a nova casa é localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz. Bruno queria encontrar amigos e crianças, e foi quando ele encontrou uma cerca, porém não entendia porque as pessoas do outro lado vestiam um estranho pijama listrado, e em pouco tempo criou uma grande amizade com um garoto Judeu que usa esse uniforme.Bruno está sozinho quando conhece Shmuel, uma criança da mesma idade, Judia que nasceu no mesmo dia do amigo. Embora eles vivam diferentes, a amizade é o tema mais importante da obra de John Boyne. A leitura vale muito a pena, a amizade em meio as tentativas de justificar aqueles acontecimentos bárbaros por um menino de 9 anos, surpreende.O final é inesquecível, e essa parte só lendo para ver.

*A menina que roubava livros
- Markus Zusak
Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em ‘A menina que roubava livros’. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, ‘O manual do coveiro’. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. 

* Memórias de um sargento de Milícias:
Sinopse: (Resumo) Por ser originariamente um folhetim, publicado semanalmente, o enredo necessitava prender a atenção do leitor, com capítulos curtos e até certo ponto independentes, em geral contendo um episódio completo. A trama, por isso, é complexa, formada de histórias que se sucedem e nem sempre se relacionam por causa e efeito.“Filho de uma pisadela e de um beliscão” (referência à maneira como seus pais flertaram, ao se conhecer no navio que os conduz de Portugal ao Brasil), o pequeno Leonardo é uma criança intratável, que parece prever as dificuldades que irá enfrentar. E não são poucas: abandonado pela mãe, que foge para Portugal com um capitão de navio, é igualmente abandonado pelo pai, mas encontra no padrinho seu protetor. Esse é dono de uma barbearia e tem guardada boa soma em dinheiro.Enquanto o pequeno Leonardo apronta as suas diabruras pela vizinhança, seu pai, Leonardo Pataca, se envolve amorosamente com a Cigana, mas essa o abandona logo. Ele, então, recorre à feitiçaria (proibida naquela época) para tentar trazê-la de volta. Porém, no auge da cerimônia o major Vidigal e seus homens invadem a casa do feiticeiro, açoitam os praticantes e levam Leonardo Pataca preso. Ele pede socorro à Comadre, que pede ajuda a um Tenente-Coronel que se considerava em dívida com a família de Pataca, e ele logo é solto.Já o Compadre (ou padrinho) que cuidava do menino Leonardo havia aprendido o ofício de barbeiro com o homem que o criara. Foi para a África como médico em um navio negreiro e, durante a volta, o capitão em seu leito de morte lhe confiou um baú de dinheiro para que o entregasse a sua filha. Ele, porém, ficou com o dinheiro. Após isso aparenta ter se tornado um homem de bem e cria o Leonardo como se fosse um filho, sonhando em torna-lo padre. O menino, porém, causa transtornos por qualquer lugar onde passa e, após levar uma enorme bronca do padre da cidade, jura vingança.
O padre era um homem que aparentava ser santo, mas na realidade era um lascivo e fora ele quem roubara a Cigana de Leonardo Pataca. Como o padre passava boa parte de seu tempo na casa dela, um dia o menino Leonardo resolve armar uma emboscada para desmascará-lo. Ele vai até a casa da Cigana para informar o horário de uma festa, mas ele mente o horário para que o padre chegue atrasado. Quando por fim chegou à igreja, o padre repreende ao menino perguntando-lhe qual era a hora certa do sermão. Leonardo, então, diz que falou o horário correto e que a Cigana estava de prova, pois ouviu tudo. Sem saber o que fazer frente ao choque de todos, ele dispensa o menino.
Leonardo Pataca, ao saber que havia sido trocado pelo padre, resolve tentar conquistar Cigana novamente. Ela, porém, não dá bola para ele. Para se vingar, ele contrata um amigo para causar uma confusão em uma festa que ela iria promover em sua casa. No momento da bagunça Vidigal, que já havia sido avisado por Pataca, aparece e prende o padre em flagrante, somente de cueca, meia, sapato e gorrinho na cabeça. Com isso, Leonardo Pataca consegue ficar mais um tempo com a Cigana.O Compadre passou a frequentar a casa de D. Maria, uma rica mulher com gosto pelo Direito, sempre acompanhado do afilhado Leonardo. Com o tempo o menino foi sossegando, até que chegou a idade dos amores. Luisinha, uma menina descrita como feia e que era filha do recém-falecido irmão de D. Maria, foi morar com a tia. No dia da festa do Espírito Santo foram todos ver a queima de fogos. A menina se divertiu, abraçou Leonardo pelas costas e no final os dois voltaram de mãos dadas. Após isso, porém, Luisinha voltou a ficar tímida.Um dia entra em cena José Manuel, homem mais velho que fica interessado em Lusinha por conta da herança que ela havia recebido do pai e que iria receber de D. Maria, já que ela era a única herdeira. O Compadre, percebendo os interesses de José Manuel, se junta à Comadre para tentar espantar o interesseiro. Enquanto isso, Leonardo tenta conquistar Luisinha, mas ele acaba saindo muito sem jeito e acaba espantando ela. Porém, fica claro que Luisinha também gosta de Leonardo. Para tentar afastar José Miguel, a Comadre inventa uma série de mentiras, que logo são descobertas. Então, D. Maria, ao invés de expulsar José, acaba se afastando da Comadre, agora desacreditada.Enquanto isso, novamente traído pela Cigana, Leonardo Pataca junta-se com a filha da Comadre e têm um filho juntos. Pouco depois o Comadre morre e Leonardo vai morar junto com o pai. Porém, ele e sua madrasta não conseguem se entender e, após muitas brigas, ele foge de casa. Afastado de todos, Leonardo conhece um grupo que estava fazendo piquenique e reconhece dentre eles um amigo seu de infância.Leonardo passa a morar junto com eles na Rua da Vala. Lá vivem duas quarentonas viúvas e seus seis filhos, sendo que uma tinha três rapazes e outra três moças. Vidinha era a mais bonita e era disputada por dois primos. Porém, ela acaba se enamorando com Leonardo e os dois passam o dia namorando dentro de casa, o que desperta ciúmes dos outros rapazes. Esses, por sua vez, vão falar para Vidigal que Leonardo está vivendo como intruso na casa e tirando proveito das mulheres. Num dia, Vidigal aparece e leva Leonardo preso, mas esse consegue fugir.A Comadre arruma um emprego para Leonardo na ucharia real, mas ele se envolve com a esposa do patrão e acaba despedido. Vidinha vai até a casa de Toma Largura, ex-patrão de Leonardo, para brigar com ele e com sua esposa. Enquanto isso, Vidigal consegue prender Leonardo. Acontece que Toma Largura ficou encantado com Vidinha e começa a cerca-la de todas as formas. A moça, encarando a ausência de Leonardo como consequência das últimas brigas, resolve ceder à insistência de Toma Largura.Obrigado pela polícia, Leonardo começa a servir ao exército. Depois de um tempo, Vidigal o coloca no batalhão de granadeiros para combater os malandros do Rio. Porém, ao contrário do que ele pensava, Leonardo continua aprontando dentro do próprio batalhão de polícia. Na última delas, Vidigal planejava prender um homem que fazia imitações suas para animar festas. Mas Leonardo acaba se divertindo com as graças do imitador e o avisa das intenções de Vidigal. Quando o major descobre a traição de Leonardo, prende o moço sob juramento de algumas chibatadas.A Comadre fica sabendo disso e vai pedir ajuda à D. Maria e à Maria Regalada, antiga amante de Vidigal. Elas vão até a casa do major, que as recebe com roupa civil da cintura para baixo e farda da cintura para cima. Não conseguindo resistir aos pedidos das três mulheres, Vidigal perdoa Leonardo e ainda promete promove-lo à sargento do exército.Enquanto tudo isso acontecia, Luisinha estava casada com José Manuel, que a tratava mal e só se preocupava com o dinheiro da moça. D. Maria resolve preparar uma ação judicial contra o homem, mas ele acaba morrendo vítima de um ataque apopléctico (parecido com um derrame). Após o enterro de José Manuel, preparam tudo para o casamento de Luisinha, agora uma mulher feita e bonita, com Leonardo, bonito e muito elegante em sua farda de sargento do exército. Algum tempo depois, D. Maria e Leonardo Pataca também morrem e, junto com as outras heranças que já tinham, receberam mais duas.

______________________________________________ 

12º livro de 2012: GIBI - Turma da Mônica Jovem
Sinopse: A turma de Maurício de Sousa, que conhecemos desde pequeninos, vão descobrir novas aventuras nessa fase de adolecentes! Curta essas emoções lendo os Gibis da TMJ!

11ºlivro: Ponte para Terabítia
Sinopse: Jess Aarons tem 10 anos, acaba de ingressar no 6º ano e o que mais deseja na vida é ser o campeão de corrida da escola. Bem agora, quando tem todas as chances de ganhar, tinha de aparecer Leslie Burke, uma novata na vila - e, ainda por cima, menina! - para desafiá-lo e, pior que isso, ganhar dele?  Mas Jess não sabe que Leslie vai lhe propor desafios muito maiores que ganhar ou perder uma corrida. Pouco a pouco, ele vai se afeiçoando a essa menina, tão diferente das outras de sua comunidade rural. Até que, juntos, os dois criam um reino mágico e solene, chamado Terabítia, onde governam soberanos, protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Neste premiado livro, Katherine Paterson narra uma história de intensa amizade e coragem, que cativa leitores de todas as idades.

10º livro: Coração de Tinta
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu. Inkheart, não é uma leitura empenhativa e que tem a obrigação de trazer alguma lição de vida. Tem apenas a intenção de mostrar o encantamento que existe nos livros e que muitas vezes deixamos de mostrar as crianças como a leitura pode ser cheia de imaginação e supresas.

9º livro: Crônicas para jovens
Sinopse: Sem prender-se a significados prosaicos, a escritora criou durante anos histórias que remetem a amizades daquelas sem tamanho, a amores para o resto da vida, a relacionamentos baseados na superficialidade e até mesmo ao episódio daquele amor destruído por causa de um bule de bico rachado. Passadas mais de três décadas da morte de Clarice Lispector, os textos confirmam que esses sentimentos permeiam relações e gerações.

8º livro: "Viagem ao centro da terra"
Sinopse: Em pleno século XIX o professor e geólogo alemão, Dr. Lidenbrock, descobre um manuscrito codificado de um antigo alquimista islandês do século XVI e, depois de decifrá-lo, descobre que é possível ir ao centro da Terra.Com o intuito de realizar tal proeza, ele e o seu sobrinho Axel partem para a Islândia onde contratam Hans, um caçador islandês, para servir de guia e ajudante. E seguem as indicações do manuscrito que indica como entrada para o interior da Terra a cratera de um vulcão na região ocidental da ilha da Islândia, o Sneffels. Já abaixo da superfície terrestre, os três homens percorrem corredores e galerias, por entre peripécias e dificuldades, até chegarem a uma galeria de dimensões colossais com um oceano, ilhas, nuvens e até luz gerada por um fenômeno elétrico desconhecido. Mais chocados ficam ao encontrar, naquele mundo paralelo, vida que, à superfície, se extinguira há muitos milhares de anos como dinossauros e homens das cavernas.Constroem uma jangada para atravessar o oceano, mas uma tempestade de vários dias, os leva até à outra margem, precisamente onde se encontra a entrada para o centro da Terra que está, no entanto, obstruída devido a um recente desabamento de terras. Recorrendo ao uso de pólvora, Hans tenta desobstruir a passagem, mas a explosão é de tal forma violenta que a jangada onde os três se encontram é puxada para a chaminé de um vulcão e, em consequência de uma erupção, são expelidos para a superfície terrestre. Descobrem, então, que o vulcão por onde foram expelidos é o Stromboli, localizado na Sicília, o que quer dizer que eles percorreram, no mundo paralelo, mais de 5000Km.

7º livro "O médico e o monstro"
Sinopse: Sr. Utterson, o advogado, Dr. Henry Jekyll, o médico, e Edward Hyde, sem profissão definida, são as três pessoas envolvidas diretamente na trama novelesca, no mistério da obra. O que teria levado Dr. Jekyll, homem recatado, elegante, de finas maneiras, a proteger, até depois de sua morte, Edward Hyde, um criminoso de feições grosseiras e hábitos estranhos e assustadores?O que acontecerá com Sr. Utterson, o advogado de Jekyll, ao receber das próprias mãos do médico um testamento, nomeando Hyde como único herdeiro? De onde teria surgido essa criatura, de passado desconhecido e de presente comprometedor?Se ele é aquele que se esconde, eu serei aquele que procura.Segundo as teorias de Dr. Jekyll, o homem, na verdade, não é apenas um, mas dois. Todo ser humano é dotado de duas naturezas completamente opostas equilibradas de acordo com sua saúde mental. Uma é boa, aquela que traz admiração das pessoas, compaixão dos mais velhos, elogios dos amigos e da esposa ou namorada; outra é má, aquela que é violenta, agressiva, mal-educada, feia e temida por todos. Quando bem distribuídas, com pequenas alternâncias de estado, o homem pode ser considerado normal, mas há os casos em que uma natureza se sobrepõe a outra, tentando se libertar. O problema torna-se grave quando quem alcança a liberdade é o lado negativo, gerando as fatalidades que estamos acostumados a presenciar nos noticiários. Com base nessas idéias, o médico e cientista, Dr. Jekyll dedicou anos de estudo em busca de uma fórmula que fosse capaz de trazer à tona a natureza má do ser humano. Enfim, ele conseguiu. O livro tem início com a presença de Sr. Utterson, o advogado de Dr. Jekyll, caminhando pelas ruas silênciosas de Londres ao lado de seu parente, Sr. Richard Enfield, a quem ele narra os estranhos acontecimentos envolvendo uma porta e uma figura misteriosa. Ele diz que presenciou o momento em que um homem de aparência detestável, que andava a passos largos, atropelou uma criança que vinha em sentido contrário, deixando-a aos berros na calçada. Após perseguido e trazido ao local do acidente, o monstruoso homem, que se chamava Hyde, disse que estaria disposto a pagar pelos prejuízos causados à família da menina. Não acreditando na afirmação daquele sujeito horrendo, Sr. Utterson foi com ele até uma estranha porta e ficou estarrecido quando recebeu um cheque com fundos. A narração termina com a promessa de Sr. Utterson em realizar uma pesquisa sobre o Sr. Hyde a todo custo. Para deixar o advogado ainda mais confuso a respeito do último acontecimento, ele recebe uma notificação de Dr. Jekyll, um respeitado e admirado médico, favorecendo em seu testamento, em caso de desaparecimento, ninguém menos que Dr. Hyde. A partir desse ponto, o médico começa a se isolar em seu quarto, deixando de lado todos os seus conhecidos, enquanto o advogado passa a acreditar em seqüestro, chantagem e até mesmo assassinato envolvendo o amigo. As piores hipóteses passam a adquirir sentido quando Sir Danvers Carew, um velho rico e tranqüilo, é assassinado de forma brutal, sob os olhares de uma criada do alto de uma janela. Após a descrição da moça, Dr. Hyde se torna o maior suspeito do crime, passa a ser perseguido pela polícia local e desaparece sem deixar vestígios, no mesmo instante em que Dr. Jekyll ressurge na sociedade. A partir desse ponto, o leitor ainda irá encontrar muitas surpresas até a revelação final, quando o espesso nevoeiro londrino irá se dissipar.
Numa linguagem bem acessível, O Médico e o Monstro inspirou diversos autores na construção de suas obras, gerou alguns filmes, principalmente os que envolvem dupla personalidade, e até um personagem dos quadrinhos. Robert Louis Stevenson conduz essa trama como se fosse mais uma aventura gótica do detetive Sherlock Holmes, de Conan Doyle, deixando pistas e intrigando ao mesmo tempo em que suas descrições perturbam o leitor desacostumado com o gênero. Dr. Hyde é apresentado como uma pessoa de aparência negativa e curiosa, dando a impressão que se trata de uma criatura deformada, mesmo não sendo. Sua baixa estatura, sua palidez mórbida, seu sorriso desagradável e voz medonha, tudo se definia nas assustadoras palavras de Sr. Utterson: pobre Sr. Jekyll, se alguma vez vi a marca de Satanás num rosto, foi no de seu novo amigo.

6º livro "Vinte mil léguas submarinas"
SINOPSE: O clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, tradução do francês Vingt mille lieues sous les mers, é um dos livros mais conhecidos de Júlio Verne, lançado em 1870. Nele o autor exercita sua incrível imaginação, ao conceber, na metade do século XIX, um submarino tão avançado quanto o Náutilus, totalmente independente da jurisdição e dos recursos terrestres, impulsionado pela eletricidade.Seu comandante, o Capitão Nemo, se julga um incompreendido, daí ter escolhido se retrair em um mundo só seu, abaixo do mar, longe de tudo e de todos. Para esse fim ele concebe sua brilhante obra de engenharia, a qual só depende dos meios oferecidos pelo ambiente marítimo para sobreviver. É deste meio também que ele retira o alimento, e tudo que ele e seus homens necessitam para viver. Os seres humanos não têm conhecimento da existência deste fantástico submarino, que conta em seu interior até mesmo com uma biblioteca e uma cozinha. Involuntariamente, porém, esta engenhosa máquina começa a destruir navios e outros barcos, e passa a ser confundido com um terrível monstro marinho. Desta forma tem iníco uma verdadeira caçada a ele. Uma embarcação dos EUA, o Abraham Lincoln, com o naturalista francês Aronnax, seu serviçal Conseil e o habilidoso arpoador Ned Land a bordo, junto aos demais tripulantes, parte de Nova York em busca desta assustadora criatura. Ao se depararem com o suposto animal perverso, os protagonistas desta aventura caem nas águas, após a destruição da fragata, e são resgatados pelo Capitão Nemo. Assim eles finalmente encontram o misterioso personagem, e ao seu lado vivenciam inúmeros feitos extraordinários, atingindo ilhas repletas de seres primitivos, combatendo tubarões, gigantescos polvos, e extraindo pérolas preciosas de conchas depositadas nos abismos marítimos.
Todas essas histórias saem da mente de um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos. Ao longo de vários meses o submarino atravessa milhares de quilômetros abaixo da superfície, mantendo os viajantes do Abraham Lincoln aprisionados, mas livres para circularem pela embarcação. Neste período o Náutilus perfaz a distância a que o título desta obra alude – vinte mil léguas -, permitindo aos seus membros conhecerem lugares os mais distintos e exóticos, e viverem as mais fantásticas histórias, ora sob o mar, ora na superfície.


5º livro "Lisbela e o prisioneiro"
Sinopse: Lisbela e o Prisioneiro foi escrita para o teatro por Osman Lins em 1960. A história se passa em Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, terra natal do autor. Lisbela, a mocinha da trama, e Léleu, um equilibrista conquistador e aventureiro, apaixonam-se, apesar da diferença social que existe entre eles. A jovem, porém, está de casamento marcado com o Dr. Noêmio e terá, ainda, de enfrentar a autoridade do pai, o delegado tenente Guedes, se quiser conquistar sua felicidade junto ao amado Leléu. Esta emocionante história de amor ganha ares de comédia com personagens extremados. É a mocinha capaz de amar intensamente; o incorrigível prisioneiro Leléu; o autoritário e antipático delegado, pai de Lisbela; o soldado corneteiro apaixonado por cinema. Todos, em suas falas, recuperam os regionalismos brasileiros com ditos populares, frases de pára-choque de caminhão e trocadilhos.Desde o seu lançamento, esta história faz sucesso e já foi adaptada para a televisão e para o cinema.

4º livro - A saga de Harry Potter - A coleção de J.K.Rowling
1.Pedra Filosofal:Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter, mas logo ele recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.
2.
Câmara Secreta: De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.
3.
Prisioneiro de Azkaban: O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.
4.
Cálice de fogo: As férias de verão vão se arrastando e Harry Potter mal pode esperar pelo inicio do ano letivo. é o seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e há feitiços a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas. Harry anseia por tudo isso. Porém, muitos acontecimentos surpreendentes já estão em marcha... Vocês nem podem imaginar!!!
5.
Ordem da Fênix: Neste livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, o protagonista sente a solidão aterrissar com força total em sua vida. Ele se sente sufocado e abandonado na casa de seus tios, sem contato com ninguém do universo de Hogwarts. No ano anterior ele presenciara o retorno de Voldemort, mas ninguém parece acreditar em suas palavras, apesar do aparente apoio de Dumbledore.
6.
Enigma do príncipe: Lorde Voldemort é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley, irmã de seu melhor amigo Rony, que também é alvo de interesse de Dino Thomas.
7.
Relíquias da Morte: Harry Potter está prestes a fazer 17 anos, mas, ao contrário das outras vezes, não irá para Hogwarts após seu aniversário. Agora, escoltado por uma verdadeira brigada de bruxos, ele precisa fugir, antes que Voldemort o encontre. Esse ingresso brusco na vida adulta marca o início da aventura do jovem bruxo no último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, que chegou às livrarias do país em novembro de 2007.pela Editora Rocco. O encontro inevitável com Lord Voldemort não pode mais ser adiado. Harry, no entanto, precisa ganhar tempo para encontrar as Horcruxes que ainda estão faltando. E, pelo caminho, descobrir o que são afinal as Relíquias da Morte e como ele pode usá-las contra o Lorde das Trevas. Seguindo as poucas pistas deixadas por Dumbledore, Harry conta apenas com a ajuda dos leais amigos Rony e Hermione. Juntos, eles percorrem lugares nunca visitados, descobrem histórias nebulosas sobre pessoas queridas e acabam por desvendar mistérios que os incomodavam há muito tempo. Em sua última e derradeira aventura, Harry não é exposto apenas a batalhas. Ele precisa superar traições, surpresas e, mais do que nunca, aprender a lidar com os próprios sentimentos. Como em todos os livros da série, o amor e a amizade são elementos-chave para a trama. Nesse livro o leitor passa por uma trilha de suspense, com sustos ininterruptos até a última página, quando entrega, por completo, toda a verdade e conclui os passos de herói de Harry Potter na maior saga de bruxos de todos os tempos.
                                                
3º livro "O natal do pequeno Nicolau"
SINOPSE: O fascinante universo do clássico francês O Pequeno Nicolau chega ao sexto livro de oito volumes com histórias inéditas a serem lançadas no Brasil pela Rocco. Desta vez, o esperto e travesso personagem aproveita a chegada do Natal para colocar em prática suas confusões. Ao receber o conselho dos pais de que deveria ser generoso nesta época, e que, ao invés de pedir presentes para ele, deveria pedir para os seus amigos e pessoas que ama, Nicolau cria uma lista de presentes inusitada para o Papai Noel: “O que meus pais gostariam de ganhar seria um carrinho no qual eu possa entrar e dirigir e que anda sozinho sem que seja preciso pedalar e que tem faróis que acendem de verdade. (...) Para mim mesmo, como já disse, não quero nada”. Após um ato de “generosidade” com a família e todos os seus amigos, Nicolau coloca sapatinhos em frente ao aquecedor do seu quarto – já que a casa da família não tem lareira – para receber os presentes. Enquanto seus pais terminam os preparativos, pequenos incidentes transformam-se em grandes ocorrências na visão divertida e inocente do garoto. As artimanhas de Nicolau continuam quando todos chegam à escola exibindo os presentes que ganharam no Natal, e o de Godofredo, que tem o pai muito rico, causa grande disputa entre a turma. Alceu, Rufino, Agnaldo, Eudes, Clotário, Joaquim e Maximiliano também entram em cena, claro, para viver muitas aventuras e confusões ao lado de Nicolau.Tão popular quanto seu conterrâneo O pequeno príncipe, o personagem criado por Goscinny e Sempé ganhou uma série de homenagens na França em seu cinquentenário, em 2009, e foi parar inclusive nas telas de cinema no longa O Pequeno Nicolau, dirigido por Laurent Tirard. Desde 1959, a série O Pequeno Nicolau vendeu mais de nove milhões de exemplares na França e ganhou traduções em 37 línguas.
As histórias inéditas da dupla, editadas por Anne Goscinny, filha do escritor, em parceria com o ilustrador Sempé, ultrapassaram a marca de um milhão de exemplares vendidos na França desde que foram lançadas, em 2009. Da série, a Rocco publicou também A volta às aulas do Pequeno Nicolau, As brincadeiras do Pequeno Nicolau, Os vizinhos do Pequeno Nicolau, A viagem do Pequeno Nicolau e As surpresas do Pequeno Nicolau.

2º livro: A maior flor do mundo - Saramago
Sinopse: É uma magní­fica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legí­timo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...". É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossí­vel: escrever a melhor história de todos os tempos. Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossí­vel: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saí­ra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".

1º livro de 2012: A menina que odiava livros - Manjusha Pawagi
Sinopse: Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava os livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras. Mas um dia o gatinho de Meena derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. Esse acontecimento mágico fez Meena viajar pelo fantástico mundo da literatura.
    ____________________________________________ 

10º livro de 2011: A internet segura do menino maluquinho
Sinopse:Internet aumentou a velocidade com que as pessoas se comunicam e adquirem informação. Apesar de todos os seus benefícios, a grande rede trouxe também novos perigos - principalmente para o público infanto-juvenil, o mais vulnerável à ação de criminosos em bate-papos e redes sociais.
A Internet Segura do Menino Maluquinho é uma cartilha desenvolvida pela empresa F-Secure, especializada em segurança digital, em conjunto com Ziraldo; seu objetivo é informar, de forma simples e didática, as medidas necessárias para se evitar os perigos presentes na Internet.
Entre as várias figuras ilustradas encontramos dicas que abrangem: a criação de senhas seguras, os cuidados que devemos tomar ao receber e-mails com anexos de desconhecidos, meios para evitar o contato de crianças com criminosos em redes sociais e salas de bate-papo.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/download/185/internet-segura-do-menino-maluquinho/#ixzz1eHUnuJJm 

9º Livro - Alice no país das maravilhas
 Sinopse: (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. Este livro possui uma continuação Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.
                        
8º Livro - O pequeno príncipe
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1943 na Nova York em que foi escrito e, no ano seguinte, na França, o livro chegou à AGIR com o componente de acaso que, em geral, cerca a edição de fenômenos editoriais, já que a obra havia sido comprada por outra tradicional editora brasileira, que desistiu da publicação. Traduzida primorosamente por D. Marcos Barbosa, a versão brasileira chegou à livrarias em 1952, tendo vendido desde então mais de 4 milhões de exemplares. Le Petit Prince, The Little Prince, El Principito, Der Kleine Prinz - em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e econtando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas. "Na primeira noite adormeci pois sobre a reai, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que o náufrago numa tábua, perdido no meio do mar. Imaginem então a minha surpresa, quando, ao despertar do dia, uma vozinha estranha me acordou. Dizia:- Por favor desenha-me um carneiro!"                                   
7ºLivro: A máquina do tempo
Sinopse: O protagonista do livro é um inventor, um cientista amador que vive em Londres. Ele é identificado apenas como O Viajante do Tempo. Demonstrou aos amigos uma miniatura comprovando que o tempo é uma quarta dimensão, e que em um aparelho adequado poderia voltar ao passado e ir ao futuro. Ele construiu um modelo em tamanho normal capaz de transportá-lo e embarca em uma jornada para o futuro.
                        
6º Livro: Contos de terror, mistério e morte 
Sinopse: Edgar Allan Poe é um nome que figura em qualquer antologia de clássicos da literatura mundial. Com esta coletânea, o leitor entrará em contato com alguns dos melhores exemplos da obra do criador do conto policial, em que se associam medos reais a casos extraordinários. O horror de Poe é essencialmente descritivo, reside na força que faz as cenas da "Queda da Casa de Usher" ou as vítimas dos "Crimes da Rua Morgue" ou o terrível "O Gato Preto" pularem do livro para a realidade, impressionando até o leitor mais distraído.
                       
5º Livro: O rei Arthur 
Sinopse: A lenda do rei Artur tem origem na literatura galesa do século V. A versão de Thomas Malory é do século XV e incorpora elementos cristãos e personagens das culturas saxônica, normanda e escandinava á sua base celta. Artur já nasce destinado a ser rei. Filho de Uther Pendragon, rei de toda a Inglaterra, e de Igraine, esposa do Duque de Tintagil, da Cornualha, foi concebido graças aos estratagemas mágicos do mago Merlin. Ainda jovem, torna-se rei por ser o único a tirar da pedra a espada mágica, Excalibur. Os cavaleiros de Artur estavam em busca do Santo Graal, o cálice que Cristo havia usado na última ceia e que José de Arimatéia teria levado para a Inglaterra. (Páginas: 45 - Autor: Thomas Malory)
                      
4º Livro de 2011: O homem que calculava  Sinopse:
O livro apresenta de forma romanceada alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Em certa passagem narra, inclusive, uma das lendas da origem do jogo de xadrez.
Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã. Beremiz Samir, é o protagonista principal da história contada neste livro. Vivemos em tempos difíceis pra uns e nem tanto pra outros.Mas isto não impede que ponderemos e permitamos gostosas divagações sobre o assunto abaixo descrito.Considerando os efeitos da aplicação da matemática no meio social em que vivemos; haveremos de concordar que é tão necessária quanto às coisas mais essenciais que necessitamos para sobreviver. (75ª edição - ano 1939 - páginas 218 )
                        
3º Livro: A invenção de Hugo Cabret
SINOPSE: "A Invenção de Hugo Cabret”, do norte-americano Brian Selznick, é uma obra inclassificável em termos de gênero, mas não em termos de qualidade. Classificado como uma novela-gráfica, romance, livro ilustrado, literatura fantástica, etc… É considerado um livro para crianças, mas qualquer adulto que leia, não consegue ficar indiferente. Enfim… é um livro com história, ilustrações, e, acima de tudo, uma obra de arte.É um livro que podia ser um filme, daqueles a preto e branco. O livro tem mais de 500 páginas, na sua grande maioria preenchidas por ilustrações e também por algumas fotos da época, entremeadas por pequenos blocos de texto, que servem como uma espécie de guia para a história visual que vamos acompanhando. O livro está bem escrito, simples mas belo, e bem estruturado, apresentando uma história consistente e apresentada de uma forma clara. Não lhe faltam elementos capazes de prender o leitor: suspense, ação, amor, emoção, amizade, mistério… há por ali muitos segredos, nenhuma das personagens é totalmente transparente de início e todas escondem algo nas suas vidas.Hugo é um rapaz órfão que, em 1931, vive entre as paredes de uma estação de comboios parisiense. Hugo está encarregado de fazer a manutenção dos relógios,e entretanto, vai roubando pequenas coisas de que necessita para ir sobrevivendo no dia a dia.Entretanto, Hugo começa a relacionar-se com um velho que tem uma pequena loja na estação, onde uma vez foi apanhado a roubar pequenas peças. Mas, depois de conquistar a confiança do dono, que não é tão mau como fazia crer, começa a trabalhar para ele. O rapaz trava amizade com a neta do velho, Isabelle, e juntos tentam desvendar o mistério do autómato e ao mesmo tempo começam a descobrir algo sobre Méliès, um ilusionista e cineasta desaparecido que, afinal, não está morto, mas sim ali bem próximo deles… e bem vivo!                                          
2º Livro: O conde de Monte Cristo 
Sinopse: O futuro do jovem marinheiro Edmond Dantés parecia promissor. No entanto, a conspiração de três inimigos invejosos ocasionou sua prisão por catorze anos. O que ninguém esperava era que ele conseguiria sair da prisão, com uma sede de vingança que não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.
                                                  
1º livro de 2011: O Ladrão de Raios
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.